domingo, 2 de maio de 2010

Desequilíbrios Emocionais

É impressionante como há pessoas vitimadas por desequilíbrios emocionais nos dias de hoje...
Pensemos...
É muito sabido no meio esotérico que o veículo de manifestação da consciência mais desenvolvido do ser humano deste planeta é o corpo físico, o litossoma. O corpo físico, conquanto ainda ostente elementos vestigiais denunciativos de sua natureza animal (unhas, pelos etc), é estruturalmente muito avançado. Em seguida vem o nosso psicossoma, o corpo emocional. Não atingiu ainda a plena evolução estrutural exatamente porque o ente humano não conquistou ainda sua Vida Interior.
Com efeito, o homem em geral baila ao sabor de evos de instintos automatizados ao mesmo tempo em que experimenta progressiva capacidade de valoração cosmoética de sua própria conduta.
Então, a epinefrina continua inundando o seu sangue apesar dos estímulos serem já mais sofisticados. Não há rubor preparatório da luta ou fuga diante de um predador, mas sim diante de efetivas ou pretensas ofensas que os semelhantes deflagram em suas percepções.
O homem é uma fera mal-domada e ávida por expandir os milênios de agressividade antes imprescindível à sua sobrevivência.
Basta imaginar uma ofensa... Basta conceber um construto meramente mental, uma simples idéia, e todo o ciclo de reação instintiva é acionado. Nesses momentos, mesmo sabedor de que o juízo de valoração está obnubilado, deleita-se prazerosamente no fulgor da agressividade desprovida de perigos... Agride pura e simplesmente... Alguns chegam a sentir prazer, um êxtase covarde de sentir-se poderoso o suficiente para legitimar-se a um contra-ataque que sequer se funda em um fato concreto...
Já notaram quantos crimes são cometidos nas discussões de trânsito?
O carro é forte e deleita o senso de força do homem. Se o instrumento dessa vaidade é agredido, o homem toma para si as rédeas de sua cerebrina desdita e... agride... às vezes mata...
Não é à toa que TODAS as correntes espiritualistas pregam  (suplicam) que o homem deve buscar controlar suas emoções...
É uma questão de prioridade absoluta na senda de quem se pretende apto a conduzir sua própria Vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somos livres em nossos pensamentos, opiniões, convicções. Seja bem-vindo! --- Obs.: tendo recebido comentários ofensivos sob o véu do anonimato, vi-me obrigado a não permitir mais mensagens sem identificação. Peço a compreensão dos amigos que aqui já postaram como anônimos antes, mas, infelizmente, nem todos têm senso de urbanidade e cidadania.