Tarot



ARCANO 0: O PROFANO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O LOUCO
SIMBOLISMO: O ser humano comum, com conhecimento nulo ou praticamente nulo acerca das coisas espirituais, sem práticas voluntariamente dirigidas à sua própria evolução e à evolução dos semelhantes. Claudica com tosco apoio sob o impulso meramente natural que o arrebata adiante, carregando o pesado fardo de sua ignorância. É a condição comum à grande maioria que se conserva apenas recém-saída da plena animalidade.
SIGNIFICADO: insegurança, irreflexão, frivolidade, superficialidade, impulsividade, auto-corrupção.

ARCANO 1: O INICIADO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O MÁGICO
SIMBOLISMO: O ser humano que adquiriu o conhecimento básico acerca das verdades espirituais, consciente de sua condição ainda tímida e disposto à busca da elevação de sua alma. São os buscadores sinceros de todas as escolas de pensamento místico. Busca o conhecimento e a disciplina necessária, ainda apenas fragilmente conquistados, confuso, com a angústia natural dessa condição mas também com a alegria característica dos noviços.
SIGNIFICADO: pouca experiência, frágeis convicções, grande vontade, confusão, ansiedade por realização, melindres.


ARCANO 2: A INTUIÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A PAPÍSA
SIMBOLISMO: No desenvolvimento espiritual o homem necessita de um dom para que atinja a compreensão dos conhecimentos que vai adquirindo – a intuição. O engrandecimento da alma exige o esforço da meditação, das cogitações interiores que transcendem à mera análise das informações. Quando o poço está pronto a água surge. O homem desenvolve a intuição conforme cresce espiritualmente.
SIGNIFICADO: Fé, convicção em valores indemonstráveis, foros interiores de verdade, resignação, religiosidade, mas também conformismo, acomodação.


 ARCANO 3: O PÓLO FEMININO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A IMPERATRIZ
SIMBOLISMO: Ante a natureza dual da realidade existencial que cerca o homem, sua alma experimenta a evolução sob o regime das polaridades masculina e feminina. Este Arcano representa o pólo feminino, no âmbito do qual a alma está sob o império das virtudes e deficiências desse aspecto.
SIGNIFICADO: sensibilidade, elegância, beleza, passividade, resistência, vaidade, mas também futilidade, lentidão, vingatividade, falsidade.

 ARCANO 4: O PÓLO MASCULINO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O IMPERADOR
SIMBOLISMO: Ante a natureza dual da realidade existencial que cerca o homem, sua alma experimenta a evolução sob o regime das polaridades masculina e feminina. Este Arcano representa o pólo masculino, no âmbito do qual a alma está sob o império das virtudes e deficiências desse aspecto.
SIGNIFICADO: poder, força, domínio, fidelidade, mas também fealdade, frieza, tirania.

 ARCANO 5: A PSEUDO-SABEDORIA
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O PAPA
SIMBOLISMO: Com o evolver espiritual, o homem atinge uma fase de pseudo-sabedoria na qual conhece alguns aspectos da realidade espiritual mas, julgando-se mais sábio do que na verdade é, chega a conclusões falsas que levam a convicções equivocadas, ainda que de boa-fé. Por extensão, indica as virtudes já cultuadas porém sob fundamentos viciados e quase sempre vinculados à dor e sofrimento.
SIGNIFICADO: perdão, boa-vontade, tolerância, radicalismo, dogmatismo, mas também oportunismo, moralismo, demagogia.


 ARCANO 6: O DISCERNIMENTO FRÁGIL
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O ENAMORADO
SIMBOLISMO: Mesmo conhecendo alguns aspectos das Verdades Universais, o homem mantém-se elegendo prioridades ou opções sem considerar as conseqüências que advirão, escolhendo o que lhe parece mais agradável do ponto de vista imediatista, sem aprofundar-se nas relações de causa e efeito que decorrem do tempo e das circunstâncias inevitáveis da vida.
SIGNIFICADO: fragilidade à tentação, coragem irrefletida de enfrentamento, fraqueza de caráter, paixões frívolas em geral.


 ARCANO 7: O DESVELAR DUAL
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A CARRUAGEM / O CARRO
SIMBOLISMO: O homem se dá conta de que o Universo por si perceptível é dual. A dualidade é a forma como a alma humana consegue perceber tudo à sua volta. O mundo se revela como uma estrutura dialética de quente-frio, alto-baixo, longe-perto, bom-mau, certo-errado etc. Tanto quanto na dialética, dos extremos advém uma síntese que se converte em uma nova tese à qual confrontar-se-á outra antítese.
SIGNIFICADO: conquista, vitória, êxito, triunfo (no sentido de que sabe vencer o fluxo contrário por saber-lhe o contrafluxo que compõe a essência), mas também derrota, fracasso (por não conseguir vencer o fluxo contrário).


 ARCANO 8: O JULGAMENTO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A JUSTIÇA
SIMBOLISMO: O livre-arbítrio propicia ao homem agir consoante sua vontade e convicções, sem embargo de permanecer inevitável que de cada ato realizado ou deixado de realizar advirá a correspondente conseqüência. É o karma do espiritualismo em geral. O homem pode fazer como quiser, mas responsabiliza-se pelas conseqüências. Essas conseqüências advêm sob o rigor atenuado com que a Vida destempera o rigor da causalidade para os que se põem com  efetiva boa-fé, pelo que a misericórdia pesa mais na balança do que o mero senso de certo-errado.
SIGNIFICADO: honestidade, correção, justiça, mas também desonestidade, fraude, corrupção.


 ARCANO 9: A MESTRIA DEVIDA
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O EREMITA
SIMBOLISMO: O homem, ao atingir um nível de maior erudição espiritual, ciente de sua destinação espiritual, vê-se na contingência de assumir a responsabilidade por não sonegar a orientação devida aos que se acham atrás na senda evolutiva. O serviço à humanidade é o caminho para a continuidade de sua elevação. Por estar mais alto que os demais, deles se aparta naturalmente, como um eremita na montanha. Deve retomar o caminho em meio aos que se demoram mais abaixo, ajudando com os recursos de que já dispõe.
SIGNIFICADO: Solidão na sabedoria, prudência, estudo, docência, conselhos, orientação dada, mas também deserto (de “deserção”), insociabilidade, arrogância, isolamento de todos, falência na orientação de outrem.


 ARCANO 10: OS CICLOS
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A RODA DA FORTUNA
SIMBOLISMO: A natureza se manifesta em ciclos. Tudo são ciclos. As oportunidades surgem e se fecham consoante os ciclos de cada ente envolvido.
SIGNIFICADO: Conquistas perante o mundo (a tudo o que se dá o devido valor, vem-nos por acréscimo da missão a se cumprir), oportunidades que surgem, boa sorte, mas também frustração, fechamento das oportunidades, perdas.

ARCANO 11: AS FORÇAS SUTIS
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A FORÇA
SIMBOLISMO: As forças mais relevantes e poderosas são as que advêm do controle da mente, da concentração da vontade, capazes de dominar a fera com a vibração irresistível dos padrões elevados do pensamento.
SIGNIFICADO: alta capacidade de realização, iniciativa, intrepidez, mas também  crueldade, subjugação.

ARCANO 12: A REQUALIFICAÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O ENFORCADO
SIMBOLISMO: É a inversão dos valores que se estabelece no homem quando se dá conta da necessidade efetiva de elevação de sua alma, quando então finalmente busca a requalificação de seus ideais e, por extensão, de seu carma diante de si mesmo e dos Planos Elevados.
SIGNIFICADO: sacrifício, mudança, transição, renúncia, mas também tédio, apatia.

ARCANO 13: A ASCENÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A MORTE
SIMBOLISMO: Do esforço pessoal, por opções feitas com livre-arbítrio, o homem morre para o mundo comum dos profanos e ascende para a realidade dos planos mais elevados da condição humana.
SIGNIFICADO: transformação, renovação, purificação, limpeza, mas também degenerescência, apodrecimento, decrepitude.

ARCANO 14: A MESTRIA DOADA
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A TEMPERANÇA
SIMBOLISMO: A ascese humana dota o ser de responsabilidade maior perante todos os semelhantes situados mais aquém na evolução. Diferentemente da mestria devida (O Eremita), a mestria doada advém de missões mais iluminadas em tarefas quase nunca compreendidas pelos demais. É, muitas vezes, a exemplificação em vidas de amor, dedicação, serenidade, abnegação.
SIGNIFICADO: amor desinteressado, mas também preguiça, apatia.

ARCANO 15: O JOIO SEPARADO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O DIABO
SIMBOLISMO: Na consciência enraíza-se o ensinamento mais importante do anjo que se precipitou nas trevas – a noção do que é joio e o que é trigo. A alma se torna independente das religiões ou meras convenções por conhecimento da verdade. Fase de extremo perigo para o homem. A noção das verdades o afasta de medos ou receios até então suficientes ao seu controle; é a prova das provas da elevação de sua alma. Deixar de pecar por medo não mais existe em sua consciência, pelo que necessita de apego aos dons magnos que sabe vibrar em sua mônada celeste.
SIGNIFICADO: Libertação plena, mas também eventual liberdade nas Trevas (autodestruição).


 ARCANO 16: A REESTRUTURAÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A TORRE
SIMBOLISMO: Sucedem-se as obras conforme a realização a que o homem se lança. Como reflexo do caráter cíclico do todo, o homem pode estar edificando, reestruturando ou destruindo seus conceitos. Torres rígidas de mármore são postas por terra e demandam nova construção.
SIGNIFICADO: Mudanças de idéias, repaginação da vida, mas também retirada, reconhecimento de derrotas.

 ARCANO 17: A NOVA ERA
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A ESTRELA
SIMBOLISMO: O ente coletivo evolui como resultante das evoluções individuais de seus componentes. Em virtude da imensa miscigenação de níveis conquistados, o tom médio da evolução se estabelece mas não define a inexistência de extremos que insistem em se manifestar.
SIGNIFICADO: A prevalência de valores espirituais acompanhada de assustadores eventos promovidos pelos retrógrados.

 ARCANO 18: A ÁRDUA ELEVAÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: A LUA
SIMBOLISMO: A reestruturação interior, principalmente emocional do ser humano (Lua – Luminar das emoções, segundo a Astrologia), exige-lhe um sacrifício que pode ser maior ou menor conforme a atitude de cada um, porém sempre com esforço. Projetar-se adiante na senda evolutiva não significa apenas conquistar padrões vibracionais mais elevados, como também vencer a resistência natural que o abandono do padrão anterior oferece.
SIGNIFICADO: Angústia, irritação, melancolia, solidão.


 ARCANO 19: O LENITIVO DA LUZ
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O SOL
SIMBOLISMO: O frio da noite se afasta e tudo se aquece com o brilho do sol. Cada milímetro avançado no esforço evolutivo tem sua abençoada premiação com tudo o que a Luz traz ao ser. O Luminar que indica onde o ser brilha, vibra e se caracteriza. É a realização a se conquistar em cada vida.
SIGNIFICADO: Conquista, realização, sucesso, triunfos, mas também egoísmo, excesso de vaidade, deslumbramento.

 ARCANO 20: A SUBLIMAÇÃO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O JUÍZO
SIMBOLISMO: A assunção dos ideais mais elevados até mesmo nas pequenas coisas da vida. O desprendimento dos aspectos vulgares da vida e valoração dos dons magnos da alma.
SIGNIFICADO: Elevação, mas também desilusão.



ARCANO 21: UM NOVO MUNDO
DESIGNAÇÃO TRADICIONAL: O MUNDO
SIMBOLISMO: A edificação do dia-a-dia sob serenidade e equilíbrio, mediante a comunhão de valores elevados, com saúde, abundância e felicidade.
SIGNIFICADO: Satisfação, plenitude, mas também desilusão, frustração.